Metodologia

Metodologia ágil com documentação adequada.

Com experiência de mais de 15 anos no desenvolvimento de sistemas, podemos afirmar que metodologia não é uma moda, e não cabe defesas apaixonadas de uma ou outra. Para nós, metodologia deve ser revista e atualizada a todo momento, aperfeiçoando a forma de trabalhar para obter a melhor solução.

Consideramos que o equilíbrio entre métodos ágeis, com documentação adequada para garantir gerenciamento do conhecimento, produtividade no desenvolvimento e a continuidade do sistema, com métodos tradicionais que garantem qualidade, segurança e operacionalidade ao sistema, é a melhor metodologia para a Fábrica de Software e Clientes.

Levando em consideração estas premissas, a FASOLTI possui uma metodologia própria, na qual utiliza como base o SCRUM (metodologia ágil) e alguns conceitos e documentos da metodologia RUP. Nosso processo de desenvolvimento é divido em 4 etapas: (1) Especificação; (2) desenvolvimento; (3) teste e; (4) homologação. Todo processo é acompanhado pela equipe de Gestão de Projetos que planeja, controla e gerencia o cronograma e os riscos.

Algumas características do nosso processo de desenvolvimento:

– A etapa de especificação é realizada por pelo menos dois especificadores, atuando de forma alternada. Deste modo, enquanto um especificador está atuando no Sprint corrente, apoiando as outras áreas do processo, outro especificador está preparando a documentação das funcionalidades que farão parte do Sprint seguinte. Com isso ganhamos em agilidade e qualidade;

– Mesmo tendo uma etapa dedicada ao teste, possuímos uma etapa de homologação interna e externa. Na homologação interna, o próprio especificador, que acompanhou e apoiou as outras áreas durante o desenvolvimento do Sprint, realizada um conjunto de testes para verificar se ainda existe algum problema de interpretação ou entendimento do que foi desenvolvido em relação ao que está especificado. Após, temos a homologação externa, onde o próprio cliente valida o que foi solicitado.

O fluxo da metodologia FASOLTI valoriza a interação entre as equipes do CLIENTE e da FASOLTI trocando ideias, informações, aprovando documentos, protótipos e validando o sistema desenvolvido. As etapas ganham vida com a participação das pessoas que fazem com que cada versão seja única e ao mesmo tempo garantem a qualidade das soluções entregues.

Na nossa visão, o CLIENTE tem um importante papel para o perfeito andamento do projeto e faz parte do processo construtivo da SOLUÇÃO.

Fluxo de papeis e responsabilidades

Formação multidisciplinar

metodologiaFasolti

A metodologia FASOLTI é estruturada matricialmente, com disciplinas funcionais em uma dimensão e equipes organizadas em projetos na outra. Isso permite o melhor aproveitamento de seu perfil profissional, competências e habilidades. Desta forma, é possível desenvolver-se em todas as disciplinas e interagir com profissionais com mais experiência, ampliando os limites do seu conhecimento.
Estimulamos esse rodízio para criar mais sinergia entre as equipes, descobrir novos talentos e promover a formação em todas as disciplinas.

Pesquisa e Desenvolvimento

Temos uma área específica de Pesquisa e Desenvolvimento que investiga, testa e reproduz em nosso ambiente as inovações do mercado e tecnologias específicas para projetos desafiadores. O contato com tendências e boas práticas de mercado cria um ambiente de trabalho com formação contínua de alto nível. Nós acreditamos que a valorização dessa área é fundamental e um diferencial no mercado de TI.